|
2 |
Isolamentos e Testes
Isolamento-Acustico
Na construção de paredes, as janelas são os elementos mais sensíveis. Isto é uma consequência das propriedades acústicas menos boas do vidro, de um débil encaixe e das juntas de ligação da janela com as paredes poderem estar deficientemente resolvidas. No entanto, pode afirmar-se que o isolamento acústico depende mais do tipo de janela, do conceito das juntas, da fabricação da janela e da permeabilidade do que do perfil. A tudo isto, é necessário acrescentar que as baixas frequências são mais difíceis de atenuar que as altas frequências.
Isolamento-Térmico
Para manter uma habitação com uma temperatura superior à temperatura exterior é fundamental ter calor de forma permanente, a fim de compensar as perdas de calor através dos diferentes elementos e materiais de construção. As perdas de calor através das janelas, representam entre 30 e 40% do total das perdas de calor de uma casa. A perda de calor através de um material é directamente proporcional ao valor de K (coeficiente de permeabilidade ao calor) do material. Um valor elevado de K significa uma grande perda de energia.
É possível analisar que os perfis de aluminio possuem um valor de K mais baixo e que por conseguinte são o melhor isolante, em relação a outros materiais como a madeira ou o PVC. Pode também dizer-se que as perdas de calor através de uma janela com vidro duplo e perfis em ALUMINIO é 64% inferior ao de uma janela idêntica, fabricada com perfis de PVC (o qual tem uma influência bastante grande no valor da conta anual de energia).
Condensação
A condensação é um fenómeno físico que ocurre quando: - A temperatura da superfície interior de qualquer parte da janela é igual ou inferior à temperatura do ambiente interior; - Para uma determinada temperatura o ar aceita uma determinada quantidade de água (g/m3); - A humidade relativa do ar é a relação entre a quantidade da água que tem o ar, a uma determinada temperatura, e o máximo que aceita a essa mesma temperatura.
Para evitar as condensações deverá ter-se em conta as seguintes medidas: - Caixilhos com o mínimo coeficiente de transmissão térmica K; - Ventilar para manter a humidade relativa em 60% (situação de conforto); - Manter uma temperatura ambiente superior a 18ºC.
A condensação pode-se evitar unicamente melhorando o isolamento térmico do caixilho, melhorando a ventilação e aumentando a temperatura ambiente.
Manutenção
A limpeza dos perfis de ALUMINIO é bastante simples: os perfis devem ser lavados apenas com uma esponja suave e húmida, eventualmente impregnada com um detergente doméstico não abrasivo. Não é aconselhável o uso de detergentes abrasivos, produtos agressivos, de solventes e dissolventes aromáticos (benzina, acetona, terebentina, petróleo ou outros). Os perfis difíceis de limpar podem ser tratados com detergentes especiais, à venda em lojas especializadas, que não ataquem a superfície do ALUMINIO.
A fim de manter a flexibilidade e alargar a vida útil das juntas, aconselha-se a colocação, uma vez por ano, de pó talco. As janelas de ALUMINIO são sempre equipadas com ferragens duradoiras. Para garantir um funcionamento livre de problemas e uma larga vida útil, todas as peças móveis devem ser controladas, pelo menos, uma vez por ano, e se necessário, devem ser lubrificadas.